Educação

Trabalhadores da rede estadual paralisam para exigir direitos

No mesmo dia das manifestações, governo anuncia novos coordenadores regionais de Educação; em Pelotas, Alice Szezepanski assume a 5ª CRE

Salário atrasado? Braços cruzados. Educação não é despesa. É investimento. O desabafo foi um dos tantos disparados nesta segunda-feira (2), durante paralisação de professores e funcionários da rede estadual de ensino, em todo o Rio Grande do Sul. Em Pelotas, o ponto de encontro ao protesto foi a rua Marechal Floriano, em frente ao Banrisul, com que os trabalhadores negociam - e perdem dinheiro com taxas - para ver garantido o direito de receber em dia. A segunda-feira também foi marcada pelo anúncio e posse dos 30 novos coordenadores regionais de Educação, na capital do Estado. A professora Alice Maria Szezepanski assumirá o comando da 5ª CRE, em Pelotas.

Nesta terça, apesar da retomada das atividades, a categoria estará mobilizada em ato na praça da Matriz, em Porto Alegre, em frente à Assembleia Legislativa. A antecipação de concurso público - estimado pelo governo para 2020 - e a aprovação de emenda protocolada pela Comissão de Educação para que contratos temporários atuais possam ser renovados até a nomeação de professores aprovados despontam entre as reivindicações. A reposição salarial imediata de 28,78% - em função dos salários congelados há cinco anos - também integra a lista de cobranças.

"Exigimos o pagamento dessa defasagem. Quando era candidato, Eduardo Leite dizia que bastava vontade política do governo para pagar em dia. E agora, o que diz o governador?", questiona o diretor do 24º Núcleo do Cpers-Sindicato, Mauro Amaral. Em cartazes colados no chão, ao microfone e através da distribuição de panfletos à comunidade, professores e funcionários voltaram a denunciar o descumprimento da legislação; seja pela falta de reajuste, seja pelo atraso e parcelamento dos salários há 45 meses. Uma medida que viola o artigo 35 da Constituição Estadual, que estabelece o último dia útil do mês como limite ao pagamento do funcionalismo.

Quem é a nova titular da 5ª CRE?
A professora de Educação Artística, com 33 anos de carreira junto à rede municipal de ensino de Pelotas, será a nova titular da 5ª CRE. O nome de Alice Maria Szezepanski foi anunciado oficialmente em cerimônia na manhã desta segunda-feira, em Porto Alegre, onde foram apresentados os 30 novos coordenadores, definidos após seleção pública aberta pelo governo no mês de abril. Atualmente, a mestre em Educação ocupava a direção da Escola de Educação Infantil Bernardo de Souza.

Nesta primeira semana de trabalho, a pelotense de 57 anos permanecerá na capital do Estado, em reuniões com diversas secretarias. De volta à Zona Sul, Alice Szezepanski centrará foco em traçar diagnóstico das 125 escolas espalhadas por 18 municípios da região. "Quero conhecer e reconhecer tanto as pessoas quanto as estruturas para montar estratégia de governança", explica a professora, com Master em Liderança e Gestão Pública.

Ao comentar as manifestações desencadeadas por trabalhadores da rede estadual, a nova coordenadora reconheceu a situação enfrentada pelos educadores como grave e assegurou: "Me sinto com disposição a dialogar com as pessoas, a ouvir o que elas têm a dizer e não diminuir isso porque as pessoas têm direito a se indignar com as situações; a gente tem que lutar por aquilo que acredita", resume. E reforça: "Quero me colocar como alguém que já viveu muito e já viveu experiências que foram boas e outras nem tão boas dentro do setor público e que neste momento se apresenta para, juntos, tentarmos as melhores formas para ir minimizando os problemas que estão acontecendo".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma visita para a promoção da paz Anterior

Uma visita para a promoção da paz

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta terça-feira Próximo

Confira as vagas do Sine Pelotas para esta terça-feira

Deixe seu comentário